Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

Secretário Polo ressalta protagonismo da Junta Comercial na modernização do ambiente de negócios

Publicação:

Cards Junta (1)
Entrevista para Rádio Acontecendo

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, destacou o papel estratégico da Junta Comercial do Rio Grande do Sul na modernização do ambiente de negócios e na atração de novos investimentos para o Estado. Em entrevista ao jornalista Lasier Martins, no programa Acontecendo, da Rádio Guaíba, Polo ressaltou que a Junta, em parceria com os municípios, vem ampliando o alcance do programa Tudo Fácil Empresas, desburocratizando processos e tornando mais ágil a abertura de empresas. Segundo ele, a atuação da Junta tem sido essencial para consolidar o plano de desenvolvimento econômico lançado há um ano pelo governo estadual.


Lançado pelo governador Eduardo Leite, o Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável foi construído com participação de federações, entidades e representantes dos principais setores produtivos. Estruturado em cinco eixos — capital humano, inovação, ambiente de negócios, recursos naturais e infraestrutura —, o plano define 12 áreas prioritárias para o crescimento sustentável do Rio Grande do Sul. “Trabalhamos de forma integrada entre as secretarias e com o setor produtivo, promovendo ações que fortalecem a economia e abrem novos mercados”, afirmou o secretário.


Entre os resultados, Polo destacou que o Estado registrou, no último ano, o maior volume de investimentos privados de sua história: mais de R$ 100 bilhões. A recuperação fiscal e o avanço das concessões têm permitido novas obras de infraestrutura, com investimentos em rodovias, aeroportos e serviços estratégicos. “A infraestrutura é determinante para atrair novos empreendimentos. Hoje, o Rio Grande do Sul tem condições mais sólidas para receber e apoiar o investidor privado”, observou.


O secretário ressaltou ainda que a Junta Comercial tem contribuído diretamente para a melhoria do ambiente empresarial, fortalecendo o programa Tudo Fácil Empresas e simplificando os trâmites de registro. “Estamos desburocratizando, simplificando e criando um ambiente mais competitivo para quem quer investir no Estado”, afirmou. A medida integra um conjunto de políticas voltadas à inovação e à qualificação profissional, com destaque para o aumento das escolas de ensino médio em tempo integral, os programas de capacitação e os editais voltados à inovação e às energias renováveis.


Entre os projetos de maior impacto, Polo citou a instalação da fábrica de aeronaves em Guaíba, resultado de tratativas iniciadas em 2022, que simboliza a nova fase do desenvolvimento gaúcho. “É um investimento baseado em conhecimento, tecnologia e geração de oportunidades”, disse.

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul