Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

Primeiro dia da Jornada JucisRS Interiorização reúne público em diversas atividades

Publicação:

WhatsApp Image 2021 11 24 at 13 20 37
Abertura do evento Jornada JucisRS com representates do evento da autarquia. - Foto: Sandro Azevedo

Na abertura da primeira edição da Jornada JucisRS Interiorização, realizada ontem, (23/11), e hoje (24/11), a presidente da autarquia, Lauren de Vargas Momback deu as boas-vindas aos participantes do evento e falou sobre a missão do órgão de registro. "Temos que universalizar os serviços prestados pela Junta Comercial. Com a retomada da economia, nosso objetivo em 2022 é percorrer todo o estado do RS, trocando experiências e trabalhando em prol do empreendedorismo", disse. 
A presidente Lauren também destacou a importância de projetos como o Tudo Fácil Empresas. " O empreendedor abrirá sua empresa em minutos", conclui. Ela também fez um agradecimento especial à prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, por seu acolhimento e empenho. 

whashapp234567898765434567898765
Presidente da JucisRS na primeira edição da Jornada JucisRS Interiorização. - Foto: Sandro Azevedo


Fátima Daudt elogiou o trabalho que vem sendo feito pela presidente Lauren, e ressaltou a importância da interiorização dos serviços da autarquia. A prefeita explicou que Novo Hamburgo atualmente abre uma empresa em 3 horas, e em breve o empreendedor levará minutos. Ela também anunciou que o município está implementando o Conselho de Desburocratização, e foi aplaudida pela iniciativa. "Temos que sair da área de conforto, inovar e mudar leis para que haja mais agilidade, potencializando o bem estar da população e inovando processos", disse.
Ao longo do primeiro dia de evento, foram realizadas diversas atividades. Pela manhã, o coordenador da Redesim na JucisRS, Silvio Ramão, deu início ao evento com uma palestra sobre a Rede. Na sequência, o representante do Corpo de Bombeiros Militar do RS, Miguel Angelo Simões Valerio, ministrou um painel sobre segurança e prevenção de incêndios. 
Após, o secretário-adjunto de desenvolvimento econômico do Estado do Rio Grande do Sul, Joel Maraschin, e o coordenador do projeto DescomplicaRS, Tomás Holmer, fizeram uma apresentação sobre desburocratização e desenvolvimento econômico.
Durante a tarde, foi realizado o painel Tudo Fácil Empresas, na qual participaram o coordenador da Redesim na JucisRS, Silvio Ramão, e os analistas de negócios Roberto Nilton e Felipe Silva. Eles explicaram detalhes do projeto e tiraram as dúvidas do público sobre o projeto.
O administrador Fernando Fagundes Milagre apresentou o painel "Gestão num Mundo Dinâmico - o que muda no nosso trabalho?". Mais tarde, Silvio Ramão foi o painelista do tema "gestão e análise de risco". O vice-presidente de finanças do Sescon RS, Flávio Ribeiro, apresentou o painel "Digitalização do empreendedorismo - tecnologia a serviço do empresário".
Representantes dos 14 municípios que integram o Vale dos Sinos participaram de oficinas sobre a simplificação do processo de registro e licenciamento de empresas no Estado, ministradas por agentes da Vigilância Sanitária e FEPAM. A última atividade do dia foi o painel "Impacto da transformação digital nos negócios", feito pelo dirigente da Prosperitas Consultoria, Thomas Hartmann

whashapp234567876543456789
Palestra do Cordenador da RedeSim Silvio Ramão. - Foto: Sandro Azevedo
Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul