Tudo Fácil Empresas reduz para 10 minutos tempo de abertura de empresas de baixo risco no RS

Nova plataforma contemplará 566 atividades consideradas de baixo risco no RS

WhatsApp Image 2021 12 15 at 12 45 55 (1)
Lançamento da plataforma Tudo Fácil Empresas, disponível a partir de amanhã(15). - Foto: Lançamento da plataforma Tudo Fácil Empresas, disponível a partir de amanhã(15)

A partir de amanhã, os empreendedores gaúchos já podem abrir suas empresas de baixo risco para empreendimentos de natureza jurídica Empresário Individual e Limitada em até 10 minutos. O Tudo Fácil Empresas (TFE) foi lançado nesta quarta-feira (15), no Palácio Piratini. Idealizado de acordo com a Lei de Liberdade Econômica pelo Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo (Cede),  DescomplicaRS, JucisRS e Sebrae-RS, o TFE  contemplará 566 atividades consideradas de baixo risco, correspondendo a 70% do volume de empresas abertas no último ano.

A presidente da JucisRS, Lauren de Vargas Momback,  destacou a importância do Tudo Fácil Empresas para o RS. “O estado é protagonista neste modelo de sistema. O projeto levou nove meses para ser desenvolvido e contamos com mais de 30 pessoas envolvidas neste processo”, explicou. Em funcionamento em Porto Alegre, a meta segundo ela, é que o TFE seja expandido para os demais municípios do RS em 2022.

Segundo Lauren, o objetivo da nova plataforma é permitir a abertura de empresas, de forma gratuita e totalmente automatizada, de acesso fácil e sem burocracia. “Tudo é feito com apenas um único acesso pela Junta Comercial e vem para resolver dois grandes problemas que o empresário enfrentava ao abrir uma empresa: a questão do custo e da burocracia. Ela lembra que além dos benefícios para o empreendedor, os municípios que aderirem ao Tudo Fácil Empresas aumentam a competitividade, atraindo assim mais empresas, investimentos e negócios para a Região. “O estado passa a ser um agente de desenvolvimento econômico, facilitando a vida de quem quer empreender”,  afirmou.

Os requisitos para que um município possa aderir ao programa são a integração com a JucisRS, a análise de viabilidade de endereço automática, formalização das tabelas de Classificação de Risco das atividades comerciais, industriais e prestação de serviços e dispensa e isenção de cobrança do alvará de funcionamento e licenças municipais para as atividades de baixo risco.

“Nos tempos atuais, temos que aproveitar a tecnologia e colocar o cidadão no centro do processo. Queremos que a revisão permanente da burocracia se torne uma política de Estado, que ultrapasse governos. Este portal que estamos lançando é um avanço neste caminho e é resultado de um trabalho de análise que, ao fim, permite que a vida do empreendedor e do cidadão seja facilitada. Esse é o nosso objetivo, simplificar para o cidadão, que é a razão de existir do serviço público”, afirmou o governador Leite.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, defendeu a desburocratização e a redução de impostos como forma de incentivar o empreendedorismo.

O diretor-superintendente do Sebrae/RS, André Vanoni de Godoy, destacou a importância do Cede. “Hoje, o RS tem o primeiro Conselho de Desburocratização do país”, frisou, destacando o trabalho que vem sendo desenvolvido para mudar o cenário do empreendedorismo, transformando a vida do cidadão que deseja abrir seu próprio negócio.

O secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, disse que a desburocratização do serviço público tem um grande impacto na vida do cidadão e que o Tudo Fácil Empresas vem para que o empreendedor saia da informalidade.

O coordenador do DescomplicaRS, Tomas Holmer, disse que a redução de tempo para a abertura de uma empresa de baixo risco de dez dias para 10 minutos é um grande avanço para o RS. “De 10 acessos, hoje só temos um, e isso foi possível com a  aplicação da Lei de Liberdade Econômica, que garante o direito que as pessoas possuem de desenvolver atividades econômicas sem a burocracia”, finalizou.

WhatsApp Image 2021 12 15 at 12 47 55
Presidente na abertura da solenidade
WhatsApp Image 2021 12 15 at 13 02 24
Tomás Holmer e Lauren de Vargas Momback na abertura da solenidade - Foto: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini