JucisRS promove capacitação para implantação de sua nova plataforma de serviços - Sistema de Registro Mercantil (SRM)

Após às 18h desta terça-feira (10/10) até domingo (15/10) a JucisRS fará troca de sistema para o SRM

signor3
Secretário-geral da JucisRS, Cleverton Signor fez a abertura oficial da Capacitação

Dando continuidade a consolidação da Junta Digital, a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul – JucisRS – está promovendo a capacitação de cerca de 100 servidores oriundos de sua sede em Porto Alegre e das Unidades Desconcentradas da região Metropolitana e interior do Estado, no Centro de Treinamento da Companhia de Processamento Dados – Procergs -. Aos participantes está sendo disponibilizada uma visão geral do novo Sistema de Registro Mercantil - SRM, passando por todo fluxo de atividades desenvolvidas nas Unidades Desconcentradas (Escritórios Regionais) da JucisRS, além da oportunidade de sanarem dúvidas pontuais sobre a substituição do antigo Sistema Integrado de Automação de Registro Mercantil (Siarco), em uso há mais de 10 anos na Junta do RS pelo moderno e mais seguro SRM. O treinamento teve início na manhã de ontem (9), segue hoje e encerra amanhã (11).

O secretário-geral da JucisRS, Cleverton Signor, fez a abertura oficial da Capacitação, destacando a importância da necessidade de implantação e migração do SEM. Segundo ele, esta é a mais significativa das etapas da consolidação da Junta Digital no Estado. A partir da próxima segunda-feira (16), a nova ferramenta (SRM) estará disponível com novas possibilidades aos clientes e usuários da JucisRS. No caso das Certidões, por exemplo, a solicitação e recebimento das certidões Simplificada, de Inteiro Teor e Específica serão feitas via Internet. Sendo que algumas certidões serão automáticas, ou seja, ficarão disponíveis em tempo real. Signor explica ainda que as geradas pelo antigo sistema de forma digital deverão ser validadas pelo sistema antigo, destacando ainda que o sistema ficará vigente para aqueles que solicitaram as certidões por um prazo de 30 dias (retirada da certidão) e igual período para validação.

Em sua fala, o presidente da JucisRS, Paulo Roberto Kopschina, destacou que com a efetivação do Sistema de Registro Mercantil (SRM) concluída, os usuários e clientes do órgão de registro passam a contar com um serviço de mais qualidade e com maior segurança jurídica. O SRM compreende todas as etapas do processo de registro: protocolo, análise, aprovação, devolução, digitalização e arquivamento. Kopschina ressalta que com o SRM, não haverá mais necessidade do deslocamento à Junta Comercial. “Esta é uma mudança profunda, mas necessária para prestarmos um serviço de ponta aos nossos clientes e usuários. A Junta Digital era um projeto e agora já é uma realidade”, finalizou, lembrando que os serviços estarão indisponíveis até domingo (15) para que as equipes da JucisRS e da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) possam trabalhar internamente para que o Siarco seja substituído pelo SRM.

Durante o treinamento, a presidente da Junta Comercial do Estado do Ceará – Jucec – Carolina Price Evangelista Monteiro, teve como foco em sua palestra o “Case de Implantação do SRM do Ceará”. Já o diretor de Tecnologia da Informação e gerente de Projetos da Junta Digital da Jucemg - Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, Alex Barbosa, abordou o “Processo de Mudança que envolve o Novo Sistema”. A capacitação contou as presenças do gerentes de Tecnologia da Informação e Conhecimento, Felipe Almeida Pereira e de Projetos, Rafael Lúcio Silva Ribeiro, ambos da Jucemg, entre outros técnicos que vieram à Porto Alegre para implantar o SRM, já que a Junta Comercial de Minas Gerais é pioneira no sistema.