Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

JucisRS integra Gabinete de Apoio ao Empreendedor afetado pelas Enchentes no RS

Publicação:

banner
Estado do Rio Grande do Sul decreta Calamidade Publica após enchentes destruírem cidades
Tratativas sobre os impactos das enchentes no setor empresarial do RS foi pauta da reunião híbrida realizada nesta quinta-feira, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS - Sedec-, no Centro Administrativo Fernando Ferrari - CAFF.
A iniciativa é do governador do RS, Eduardo Leite e do vice, Gabriel Souza com coordenação do Secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo. O objetivo do Gabinete de Apoio ao Empreendedor é estruturar os impactos da catástrofe climática que atinge diversos municípios gaúchos.
No final da tarde de ontem (2), a Defesa Civil contabilizava 154 municípios afetados, 4.645 pessoas em abrigos, desalojados 10.242, atingidos 71.306, feridos 36, 60 desaparecidos e 29 óbitos.
A Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS - JucisRS -, vinculada à Sedec, integra o comitê que terá também a participação da Secretaria Estadual da Fazenda - Sefaz, instituições financeiras e entidades representativas de setores econômicos.
A presidente da JucisRS, Lauren de Vargas Momback, destaca o compromisso do poder público em auxiliar a população atingida pelas enchentes. Ela cita que ações serão executadas para amenizar os danos causados pelo fenômeno climático que assola o estado do RS. "Estamos vivenciando uma situação em que precisamos unir esforços em prol dos desabrigados, mas temos também que pensar nos empreendedores gaúchos que tiveram seus negócios atingidos por esta catástrofe", ressalta.
Lauren explica que será realizado um levantamento da situação e os danos causados pelas enchentes e enxurradas aos empresários. "O desenvolvimento da economia do nosso estado está diretamente ligado às micro, pequenas, médias e grandes empresas. "Os empreendedores exercem um papel fundamental no crescimento da economia em suas cidades. Eles precisam de apoio e não mediremos esforços para auxiliá-los a retomarem seus negócios, assim que for possível. Este momento é de profunda tristeza, mas temos a convicção de que  a solidariedade, a força do povo gaúcho e o empenho do poder público serão fundamentais na reconstrução do nosso estado", finaliza.
Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul