Vogal da JucisRS, Valter Poetsch relata experiência na Estônia
Com intuito de agregar conhecimento, Valter conta como foi estar no país mais digital do mundo
Publicação:

Valter Poetsch, empresário e também membro do Colégio de Vogais da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul - JucisRS - conta que seu interesse em conhecer a Estônia teve início durante o III Congresso Nacional das Juntas Comerciais - CONAJ/RS e o I Congresso Internacional do Registro Mercantil – CIREM, realizado pela autarquia em dezembro do ano passado. O empresário destaca que seu principal objetivo era "angariar conhecimentos" e trazê-los para debate no órgão de registro.
Em sua recente viagem à Talín, capital da Estônia, Poetsch relata que os principais pilares para o desenvolvimento do país, em sua visão, estão alicerçados pela liberdade, tecnologia e educação. Ele enfatizou ainda que a partir da privatização do sistema financeiro e com a reforma do judiciário, “em 30 anos, a Estônia se tornou o primeiro país do mundo a reconhecer a internet como direito de todo cidadão, conquistando o título de país mais eficiente do mundo”.
Entre os serviços prestados, o vogal cita os que mais chamaram a sua atenção, sendo eles: o sistema de impostos, dividido em três tipos e com taxa de apenas 20%, a declaração de imposto de renda com tempo máximo de cinco minutos, além do trâmite de visto de residência até a emissão do passaporte, todos realizados de forma totalmente digital. Poetsch disse ainda que a direção da JucisRS já está trabalhando em projetos e ações para que os serviços disponibilizados aos seus usuários sejam cada vez mais ágeis e eficientes, lembrando que a presidente da JucisRS, Lauren de Vargas Momback tem sido incansável em qualificar a autarquia como o Portal de Serviços Digitais, o Tudo Fácil Empresas - TFE - e a adesão de 100% dos municípios gaúchos à Redesim, entre outros.
“Essa experiência foi rica em conhecimento e fico imensamente grato por poder contribuir para o avanço da Junta Comercial” – finalizou.