Veranópolis é 93º município a aderir a RedeSimples no RS

Foto V
Paulo Roberto Kopschina lança RedeSimples em Veranópolis - Foto: Leticia Fracasso

A Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – RedeSimples – foi lançada em Veranópolis nessa terça-feira (21), nas dependências da Casa Saretta. Agora são 93 cidades que já contam com a Rede instalada no Estado, tornando assim mais eficiente os processos de registros de empresas, sendo possível fazer a abertura, fechamento e alteração de empresas sem a necessidade de sair do município já que a nova ferramenta visa à integração por meio de uma única entrada de dados entre os órgãos e entidades conveniadas.

O presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul – JucisRS – Paulo Roberto Kopschina, disse em sua fala que “não existe a possibilidade de consolidar a Redesimples sem que haja o interesse do poder público e de seus gestores”. Ele informou que em 2015, 40 municípios aderiram ao processo, em 2016, foram contabilizados mais 40. Já em 2017, o objetivo é atingir 100 cidades até o final do ano. “É pouco se pensarmos nos 497 municípios gaúchos, mas juntos eles atingem 82% das empresas do Rio Grande do Sul”, destacou. Para 2018 a expectativa, segundo Kopschina, é realizar o processo de adesão em mais 40 cidades no estado.

O prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli, reforçou a importância da implantação da Rede para o município, destacando que a nova plataforma será vital para o desenvolvimento econômico das empresas daquela cidade e da Região. A RedeSimples é uma parceria entre a JucisRS, Sebrae e Prefeituras. Para Eliezer Dalla Costa, coordenador dos trabalhos de adesão a Redesimples em Veranópolis, o sistema vai “melhorar o fluxo dos processos internos”, beneficiando os usuários e clientes.

Também estiveram presentes no evento, Jonas Soares, representando o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia – Márcio Biolchi, a representante da Receita Federal Aline Cristiane Alves e Secretários Municipais. O Sebrae foi representado pelo gerente Regional, Rogério Rodrigues e o gestor Alexandre Schimitt, além de parte da equipe que realizou a implantação da RedeSimples em Veranópolis.