Tudo Fácil Empresas – TFE – é implementado no município de Novo Hamburgo

A solenidade foi sediada pela Prefeitura de Novo Hamburgo - Foto: Eduarda Cidade

Na tarde de ontem (9) foi lançado o Tudo Fácil Empresas, no município de Novo Hamburgo, sendo o primeiro do interior do Rio Grande do Sul a aderir ao sistema. Em dezembro do ano passado Porto Alegre foi a primeira cidade a implementar a plataforma de desburocratização. O sistema permite a abertura de empresas individuais e limitadas de 566 atividades consideradas de baixo risco em menos de 10 minutos, reduzindo a burocracia, de forma totalmente on-line e gratuita. No Rio Grande do Sul, 70% das empresas se enquadram nessas atividades.

A presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS, Lauren de Vargas Momback destaca que o objetivo da autarquia é levar a ferramenta de desburocratização de abertura de empresas para outros municípios do estado. “Queremos facilitar a vida de quem quer empreender e fomentar a economia do RS, gerando mais emprego e renda”, destacando que a meta para este ano é implementar a plataforma nos 20 maiores municípios gaúchos, que concentram 54% das empresas ativas no Estado.

O secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal enfatiza a importância do Tudo Fácil Empresas para a elevação da competitividade e do nível do ambiente de negócios na cidade de Novo Hamburgo e em todo o estado. “Nós como Estado temos a missão de levar programas como o TFE, que fomentam o empreendedorismo dos municípios e consequentemente de todo o RS” afirma.

Sobre o lançamento do Tudo Fácil Empresas no município de Novo Hamburgo, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa-Rodrigues ressaltou a parceria entre a cidade e a Junta Comercial para tornar o lançamento do novo sistema possível. “Em 2017 quando entramos na administração, pegamos o protocolo na JucisRS da data de entrada de empresas de Novo Hamburgo que estavam no processo de abertura e todas estavam aguardando em média 480 dias. Com o Tudo Fácil Empresas essa média baixou de 480 dias para apenas 10 minutos” finaliza.

A solenidade contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Edson Brum, e do secretário de Administração do Município de Novo Hamburgo, Fausto Saraiva. Também estiveram presentes no ato o Coordenador do DescomplicaRS, Tomás Holmer e o gerente do Sebrae Regional Sinos, Marco Copetti.