Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

Presidentes de Juntas Comerciais marcam presença em reunião da Fenaju

Gestores foram recebidos pelo governador do Mato Grosso, Mauro Mendes

Publicação:

IMG 20200123 WA0030 (3)
Presidente da JucisRS, Flávio Koch durante visita ao governador do MT, Mauro Mendes - Foto: Maike Toscano Ascom/MT
Por Ascom JucisRS/MT

Os presidentes das Juntas Comerciais de 16 estados foram recebidos, na tarde de ontem (23/01), pelo governador do Estado do Mato Grosso, Mauro Mendes.  Durante o encontro, a presidente da Federação Nacional das  Juntas Comerciais (Fenaju), Cilene Sabino,  destacou que o estado do Ceará é referência pelo trabalho que vem desenvolvendo na modernização do registro mercantil. Ela também enfatizou a importância da troca de experiências entre os órgãos de registro, contribuindo para  melhora do Brasil no ranking do Doing Business.

A presidente da Junta Comercial do Estado do Ceará, Carolina Monteiro, fez um relato dos esforços que a junta vem desenvolvendo para chegar a esta posição. “Nós implementamos, além do novo Sistema de Registro Mercantil, soluções tecnológicas a fim de garantir maior agilidade na prestação dos serviços e a segurança dos dados das empresas, como o blockchain e o armazenamento de dados em nuvem. Para este ano, estamos planejando a implantação de novas tecnologias a fim de continuar avançando na simplificação e proteção de dados”., afirmou. 

O Doing Business é uma pesquisa elaborada anualmente pelo Banco Mundial, com o objetivo de mensurar a facilidade de ser fazer negócio e a qualidade do ambiente regulatório para empreendedores em 190 países. O relatório analisa uma série de indicadores que possuem relação com diferentes aspectos da vida empresarial - abrir uma empresa, pagar tributos, construir e registrar propriedades, obter crédito, exportar e importar -, entre outros. O foco está na análise de empresas de pequeno e médio porte que atendam a todos os requisitos da legislação.

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul