Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

Presidente da JucisRS participa do VIII Fórum Rio Grande do Sul: Novos Horizontes Para o Desenvolvimento em Xangri-lá

Publicação:

banner (70)
O VIII Fórum Rio Grande do Sul: Novos Horizontes para o Desenvolvimento foi promovido pela Rede Pampa de Comunicação - Foto: Irys Guimarães


Ontem(08), a presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS – JucisRS -, Lauren de Vargas Momback participou do VIII Fórum Rio Grande do Sul: Novos Horizontes Para o Desenvolvimento em Xangri-lá, na sede da Saba, das 14h30 às 18h30. O evento promovido pela Rede Pampa de Comunicação teve transmissão pelo Youtube. O governador do estado do RS, Eduardo Leite, fez o encerramento do evento.

Em seu discurso de abertura, o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, destacou índices do RS, que fechou o ano de 2023 com mais de 47 mil empregos no saldo positivo da balança de empregos medida pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - Caged -.

Além disso, ele falou ainda do Ranking de Competitividade do CLP, em que o estado gaúcho coloca-se na quinta posição entre os 27 estados brasileiros.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul - Sedec -, Ernani Polo, citou o trabalho desenvolvido em parceria com o Órgão de Registro, o Descomplica RS e o Conselho Estadual de Desburocratização - CEDE -, para o aumento do número de atividades de baixo risco ambiental de 24 para 770. A ferramenta para abertura de empresas de forma ágil, Tudo Fácil Empresas - TFE -, também foi destacada por Polo. "Hoje, se o empreendedor possui todos os documentos é possível abrir uma empresa em até 10 minutos, o que pelo fluxo normal levaria 3 horas. Isso significa mais cerelidade.", falou ele.

Para a presidente da autarquia, Lauren de Vargas Momback “é essencial que se crie espaços para o debate sobre desenvolvimento da economia gaúcha, fomentando estratégias e novas possibilidades de crescimento para o cidadão e Estado”.

Ao encerrar o Fórum, o governador Eduardo Leite enfatizou os avanços feitos na segurança pública do RS, que segundo ele, desde 2015 registrou uma redução de 80% do roubo de veículos e no comércio. Leite ressaltou ainda a evolução em relação aos impostos. “Graças a um trabalho em conjunto, nós investimos na segurança pública e entregamos ao cidadão a redução dos impostos”.

O VIII Fórum trás para debate o desenvolvimento de projetos sustentáveis para ampla evolução do Estado em seus diversos segmentos. Ao longo da programação, foram realizados 13 painéis apresentados por especialistas e autoridades da sociedade civil.

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul