Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

Junta Comercial do RS contabiliza mais de 36 mil protocolos de Assinaturas Avançadas

Publicação:

whashappq23456789
Ascon-JuscisRS
Por Denise Rodrigues

A Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul - JucisRS - fecha o mês de março (31/03) com 36.199 Assinaturas Avançadas protocoladas no estado. Em funcionamento desde o dia 05/03, a ferramenta possibilita a assinatura de documentos digitais de maneira mais fácil, segura e gratuita.
Para isso, o cidadão precisa adquirir seu selo de confiabilidade no Portal GOV.BR, necessário para o processo de adesão da Assinatura Avançada. A JucisRS é a segunda junta comercial no país a aderir o novo sistema, sendo precedida apenas pela Junta Comercial do Distrito Federal.

Conforme a presidente da JucisRS, Lauren de Vargas Momback, a implantação da Assinatura Avançada na autarquia é uma importante conquista para todos os usuários, profissionais da Classe Contábil e empreendedores do RS.

"Mais um importante passo foi dado na modernização da JucisRS. Os empreendedores e usuários contam agora com mais segurança, confiabilidade e agilidade", afirmou. A iniciativa é do governo Federal, Estados e Municípios com o apoio do Sebrae Nacional. Hoje, nove Juntas Comerciais fazem parte do projeto Empreendedor Digital.

Lauren destaca ainda que é fundamental simplificar o processo de abertura de empresas, melhorando o ambiente de negócios. "As Assinaturas Avançadas vem consolidar este processo auxiliando o cidadão que deseja empreender com menos burocracia", diz a gestora da JucisRS.

Outro ponto enfatizado por Lauren é que as Assinaturas Avançadas são essenciais para que o Balcão Único seja disponibilizado 100% aos empreendedores do RS. "Eles poderão abrir suas empresas em um curto espaço de tempo", afirma.

Na avaliação de Lauren, mesmo com uma mudança tão significativa, a implantação do sistema foi bem aceita pelos usuários do órgão de registro. "A implantação das Assinaturas Avançadas tem um impacto positivo no ambiente de negócios, incentivando o empreendedorismo no RS", lembrando que a meta do projeto Empreendedor Digital é que todas as Juntas Comerciais adotem as Assinaturas Avançadas no Brasil.

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul