Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

JucisRS participa da 11ª reunião do Comitê Gestor do Projeto Empreendedor Digital

Publicação:

WhatsApp Image 2021 10 01 at 11 01 54 AM
Rayane Mainara

A presidente da JucisRS, Lauren de Vargas Momback participou, na quarta e quinta-feira (29 e 30/09) da 11ª Reunião do Comitê Gestor do Projeto Empreendedor Digital, coordenado pela Junta Comercial do Ceará - Jucec. O evento foi realizado na capital cearense, Fortaleza.

Estiveram presentes o coordenador da Redesim na JucisRS, Silvio Ramão, e o diretor de TI da autarquia, José Waldemar de Oliveira Pinto. Também participaram da reunião, realizada de forma presencial e por videoconferência, os presidentes das nove Juntas Comerciais envolvidas no projeto e suas equipes técnicas, o gerente de políticas públicas do Sebrae Nacional, Silas Santiago, e o secretário executivo de Comércio, Serviços e Inovação da SEDET, Júlio Cavalcante, representando o governador do Estado do Ceará, Camilo Santana.

Dentre outros assuntos, foram tratados: a entrega de evolutivas dos sistemas em cada estado, a implantação do Balcão Único e o PIX nas Juntas Comerciais, apresentação da prestação de contas, e o início das discussões para a celebração de novo Convênio que sucederá o atual, em 2022.

A presidente Lauren falou sobre o interesse das cidades gauchas em um processo de viabilidade de endereços automática: "Hoje temos municípios que levam cinco a seis dias para analisar um processo de viabilidade, então a possibilidade de fazer a viabilidade de forma automática é muito interessante para todos nós", disse.

O gerente de políticas públicas do Sebrae Nacional, Silas Santiago, avalia positivamente o encontro: "Houve uma aproximação maior entre os presidentes das juntas comerciais que fazem parte do projeto e foi possível avaliar o que se conseguiu até agora e, também, planejar o futuro e as evoluções que o projeto com certeza vai ter. O Sebrae sempre se mostrou aberto para continuar apoiando o projeto e as novas medidas que forem aprovadas pelos presidentes. Gostamos muito da reunião e dos resultados apresentados", ressaltou Santiago.

A presidente Lauren também considera o encontro como positivo e proveitoso: "Fizemos um balanço das ações deste ano e do que vem sendo feito desde o início do convênio. Todas as juntas comerciais puderam fazer um balanço das ações implementadas e das dificuldades em comum para conseguirmos montar várias estratégias com novas tecnologias e novas soluções. Também falamos da renovação do convênio para 2022", disse.

Ela destacou a importância da parceria com o Sebrae Nacional e todo corpo técnico do convênio e, ainda, da JucisRS: "Ninguém faz nada sozinho e toda essa evolução só foi possível com o trabalho de toda essa equipe", finaliza.

WhatsApp Image 2021 10 01 at 11 01 54 AM (1)
Rayane Mainara
WhatsApp Image 2021 10 01 at 10 47 14 AM
Rayane Mainara

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul