Três de Maio é o 86º município a aderir à RedeSimples no Estado

Parceria entre JucisRS, Sebre/RS e Prefeitura consolida Redesimples em Três de Maio

IMG 1456
Eventou contou com a presença do prefeito, Altair Francisco Coppati e secretário-geral da Jucis, RS, Cleverton Signor - Foto: Ascom/Três de Maio

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – Redesimples - já é realidade na cidade de Três de Maio. O lançamento foi na tarde de ontem (31), na sede da Prefeitura. A iniciativa é uma parceria da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul – JucisRS -, Sebrae/RS e Prefeituras. Na ocasião, também foi inaugurada a Sala do Empreendedor que tem como finalidadeincentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar 123/06 - conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa -, facilitar a abertura de novas empresas e regularizar as atividades informais, além de oferecer serviços aos Microempreendedores Individuais (MEI), entre outras informações.

O presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul, JucisRS, Paulo Roberto Kopschina, ressalta que a adesão de Três de Maio à RedeSimples só foi consolidada devido à parceria entre JucisRS, Sebrae/RS e Prefeituras. “O envolvimento de todos que participaram do processo de implantação da nova ferramenta foi decisivo para contabilizarmos hoje a marca de 86 municípios na Rede”, destacou, lembrando que o objetivo é integrar até o final deste ano mais 16, abrangendo 102 cidades gaúchas. Kopschina explica que com a Redesimples, já é possível fazer a abertura, fechamento e alteração de empresas sem a necessidade de sair da cidade já que o novo sistema busca a integração por meio de uma única entrada de dados entre os órgãos e entidades conveniadas.

O secretário-geral da JucisRS, Cleverton Signor, que esteve representando a Junta no evento, disse que a integração de Três de Maio à RedeSimples, representa um novo marco para a população da cidade e adjacências, ressaltando que a iniciativa vem atender uma antiga demanda dos usuários e clientes daquela Região. “A nossa meta é que a RedeSimples esteja em todos os municípios gaúchos, assegurando uma maior agilidade e segurança aos nossos usuários e clientes”, finalizou Signor. A previsão é de que o prazo para oficializar uma empresa que antes era de 60 dias seja de, no máximo, 7.

O prefeito de Três de Maio, Altair Francisco Coppati, destacou que a Redesimples é um incentivo à economia e geração de emprego do município. Um dos objetivos, segundo ele, é que mais microempreendedores possam formalizar suas empresas e contar com vários benefícios que a informalidade não oferece aos empresários. Com a formalização, o empreendedor tem registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilita o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais, além de cobertura previdenciária para o empreendedor e sua família (auxílio-doença, aposentadoria por idade, salário-maternidade após carência, pensão e auxilio reclusão).