Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

JucisRS participa de encontro que reuniu presidentes de Juntas Comerciais do Brasil

Publicação:

IMG 20180516 WA0005
Presidente da JucisRS, Itacir Amauri Flores recebe da pres. da Jucepe, Taciana Bravo, quadro alusivo ao evento - Foto: Ascom/Jucepe
Por Denise Rodrigues

A criação da Central Nacional de Registro Mercantil e uma padronização que viabilize a integração de dados entre os órgãos de registro foram alguns dos destaques no Encontro de Presidentes de Juntas Comerciais do Brasil, que encerrou-se na terça-feira (15). O evento reuniu em dois dias representantes de todo o país, em Pernambuco. A iniciativa foi da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), em parceria com a Junta Comercial do Estado de Pernambuco (Jucepe).

O presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), Itacir Amauri Flores, destacou que a troca de experiências e os debates foram positivos para alavancar o registro mercantil brasileiro. Ele avaliou que um dos pontos marcantes das discussões foi a decisão para aproximação da Fenaju com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o objetivo de estreitar as relações institucionais. “Queremos mostrar à entidade a importância que as Juntas têm no fomento ao empreendedorismo e no controle do Registro Mercantil”, afirmou.

Já em relação ao projeto que prevê a criação da Central Nacional de Registro Mercantil, Amauri Flores explicou que a nova plataforma vai permitir que uma empresa abra filiais em vários estados a partir da Junta onde a matriz está registrada. “Será um avanço para os nossos usuários”, garantiu, lembrando que esses encontros servem para buscar meios para que a “celeridade e legalidade” sejam unificadas em todas as Juntas do Brasil, citando como exemplo a JucisRS, hoje transformada em autarquia.

A presidente da Junta Comercial do Estado de Pernambuco (Jucepe), Taciana Bravo, disse que os dirigentes têm um importante papel na disseminação de informações e que elas contribuem para o fomento e o crescimento dos órgãos de registro brasileiros. Ela enfatizou que 60 municípios daquele estado já contam com a Redesim, somando em torno de 80% do PIB de Pernambuco. “É uma honra poder receber os presidentes e apresentar os avanços da implantação da Junta Digital em nosso estado”, afirmou.

O próximo encontro será em agosto, na cidade de São Luís, no Maranhão.

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul