Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

JucisRS libera envio de livros mercantis por meio do Portal de Serviços

Publicação:

A Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul, oferecerá, a partir das 7 horas da  amanhã do dia 16/10, mais uma facilidade para o cidadão, ao possibilitar que os documentos de escrituração mercantil (livros), possam ser enviados pelo Portal de Serviços para autenticação da Autarquia. Os livros devem ser salvos em arquivos do tipo PDF/A, e assinados por meio de certificado digital A3 E-CPF.

De acordo com o Secretário-geral, Cleverton Signor, ainda está mantida a entrega do Livro no método tradicional, mas que a nova medida faz parte do projeto Junta Digital, que visa a simplificação dos processos de formalização de empresas. “A Junta do Rio Grande do Sul vem investindo na modernização dos procedimentos e possibilitando que os seus serviços se tornem mais acessíveis ao cidadão, disponibilizando-os pela internet, é o novo Sistema de Registro Mercantil - SRM”.

O Livro Digital é o documento de escrituração das empresas com envio eletrônico para a Junta Comercial, sendo assinado com certificados digitais. Este serviço garante maior acessibilidade do cidadão aos serviços da JucisRS, já que o empresário/contador pode enviar seu livro com maior rapidez e comodidade, 24 horas por dia e 07 dias por semana. A JucisRS disponibiliza o tutorial de como enviar livro digital no canal do Youtube e no site da Autarquia no item Junta Digital.

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul