JucisRS já opera com novo Sistema de Registro Mercantil

Técncos de TI da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais fazem últimos ajustes no SRM implantado na JucisRS

Foto
Técnicos da Junta de Minas Gerais fazem ajustes no Sistema de Registro Mercantil - SRM implantado na JucisRS - Foto: Denise Rodrigues

Acervo de 24 milhões de documentos físicos armazenados, mais de 12 milhões digitalizados, investimento total de 3,5 milhões e um incremento estimado de receita R$ 500 mil/ano. Hoje, a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul – JucisRS – contabiliza dois milhões e trezentas mil empresas registradas, destas, 1.369.927 estão ativas. São protocolados em média 800 processos por/dia e em torno de 25 mil processos mensais. As solicitações de Certidões chegam a 160 por dia. Com estes dados, a JucisRS passa pela maior mudança e inovação em seu ambiente digital em seus 140 anos de fundação, a migração para o avançado Sistema de Registro Mercantil – SRM -, fundamental para consolidação da Junta digital. No Brasil, o RS é o quinto estado da federação a contar com a Junta Digital, o pioneiro é a Jucemg.

Com a implantação da sua nova plataforma de serviços – SRM – em funcionamento desde a última segunda-feira (16), todos os setores da JucisRS estão se adequando a essa mudança significativa que abrange todos os usuários, clientes e órgãos conveniados do RS. Com essa afirmação, o secretário-geral da JucisRS, Cleverton Signor, informa que estão sendo feitos os ajustes finais no sistema para que todos os serviços prestados diariamente pelo órgão de registro sejam normalizados. Hoje, 16 técnicos de TI da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais – Jucemg – estão na sede da JucisRS e trabalham no aperfeiçoamento do SRM.

Com apenas uma semana de operação, Signor explica que a migração para o SRM é uma conquista para toda população do RS. Ele explica que, a mudança de sistema foi necessária para concretização da Junta Digital, ou seja, sem Papel, já que a autarquia operava com o Sistema Integrado de Automação de Registro Mercantil (Siarco) há mais de 10 anos. Para troca do ambiente digital, cerca de 100 servidores oriundos de sua sede em Porto Alegre e das unidades desconcentradas da Região Metropolitana e interior do RS, foram capacitados para operar a nova ferramenta. “O SRM é mais moderno, ágil e seguro, além de disponibilizar várias vantagens aos nossos usuários e clientes”, afirma o secretário-geral.

Signor destaca que, nesta primeira semana já era esperado que alguns problemas técnicos fossem detectados. “É uma mudança profunda, mas fundamental para qualificação do registro mercantil. Esta é a etapa final da implantação do projeto Junta Digital e todo novo sistema passa por evoluções. A próxima fase será a do licenciamento dentro do módulo Integrador”, justifica o gestor do órgão de registro, que está à frente do processo de transformação da autarquia em Junta Digital. Ele orienta aos usuários e clientes da autarquia que acompanhem pelo Site da JucisRS e pelos meios de comunicação, as informações e orientações sobre as alterações no SRM. A Jucis/RS em parceria com o Sebrae/RS também está realizando Seminários e Work Shops em vários municípios gaúchos com objetivo de esclarecer sobre a Junta Digital. “Não temos dúvidas que, em breve, o sistema estará estabilizado e sendo assim pedimos a compreensão de todos”, enfatiza.

A previsão, segundo Signor, é de que até o início de novembro, os usuários e clientes da JucisRS possam ter acesso a todas as vantagens do SRM sem mais nenhum transtorno. “Assumimos um compromisso com a sociedade e o empresariado gaúcho para a inovação do nosso ambiente digital. Estamos com duas equipes trabalhando para sanar quaisquer problemas que possam surgir nestes primeiros dias de funcionamento da nova ferramenta”, ressalta o secretário-geral, lembrando que o SRM é um sistema de ponta e que Junta estava carente de investimentos, principalmente em seu ambiente digital. O SRM compreende todas as etapas do processo de registro: protocolo, análise, aprovação, devolução, digitalização e arquivamento de documentos.

Signor também destaca o empenho do governo do Estado e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia – Sdect - em todas as iniciativas que envolvem a modernização da autarquia. “O Executivo tem exercido um papel fundamental no processo de transformação deste órgão de registro”, finaliza, destacando que a ação faz parte do Acordo de Resultados, firmado pelo governador do RS, José Ivo Sartori com todos os órgãos da administração direta e indireta, estipulando metas a serem alcançadas pelas instituições.