Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

Estudantes do curso Politécnico da UFSM visitam sede JucisRS

Publicação:

20170623 154819
Presidente em exercício da JucisRS, Itacir Amauri Flores, recebeu alunos do Politécnico da UFSM - Foto: Denise Rodrigues
Por Denise Rodrigues

Vinte e um estudantes do curso Técnico de Contabilidade da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - estiveram visitando na manhã hoje (23/6) as dependências da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul – JucisRS -. Eles vieram acompanhados pelo coordenador do curso Técnico em Contabilidade, professor Dr. Vitor Kochhann Reisdorfer e da professora Carla Sccott.

O presidente em exercício da JucisRS, Itacir Amauri Flores, deu boas-vindas aos estudantes e professores do curso, destacando que para os gestores da autarquia “é sempre uma honra receber todos os alunos que queiram aprender na prática o funcionamento do registro mercantil”. Disse ainda que a JucisRS estará sempre à disposição das Instituições de Ensino desde que tenham como objetivo contribuir efetivamente para a formação profissional dos jovens.

O diretor de Registro da Autarquia, Cézar Roberto Perassolli Cardoso, fez uma breve explanação sobre a Junta Digital e os serviços de Registro Mercantil disponibilizados pelo órgão de Registro aos seus clientes. Após, a responsável pelo setor de Protocolo da JucisRS, Cleusa Teresinha de Freitas Balestrin, conduziu os estudantes por todas as dependências da autarquia, onde tiveram a oportunidade de vivenciarem na prática a rotina desenvolvida na sede da JucisRS, desde a entrada do processo no protocolo, até a sua expedição.

Durante a visita, os estudantes e professores foram recepcionados no Plenário da Junta Comercial pela chefe do Setor, a analista Técnica de Registro e Comércio, Lucinara Ferreira Goulart. Nas terças e quintas-feiras é realizada a Sessão Plenária em que são tomadas as decisões colegiadas, relatos de processos em recursos, entre outras pautas.

O coordenador do curso Técnico em Contabilidade, prof. Dr. Vitor Kochhann Reisdorfer, que leciona a disciplina de Constituição de Entidades, destacou que o contato direto dos alunos com as atividades da Junta Comercial é um passo muito importante para a formação acadêmica. “A prática faz com que eles tenham a oportunidade de compreenderem os fluxos documentais, tendo uma maior assertividade no preenchimento das informações relativas à constituição de uma empresa”, afirmou. Ele disse ainda que pela terceira vez a UFSM promove a integração entre os estudantes e a JucisRS, enfatizando que eles sempre são muito “bem recepcionados por todos da Junta”.

A aluna Vitória Drescher, 18 anos, afirmou que “ver na prática” o que “aprendem nas aulas teóricas” é muito importante para um completo entendimento das disciplinas.

Atualmente, a UFSM conta com 89 cursos de graduação em Santa Maria, 8 em Frederico Westphalen, 7 em Palmeira das Missões, 6 em Silveira Martins e 5 em Cachoeira do Sul, totalizando 29 mil universitários. Já o Colégio Politécnico da UFSM conta com 1,6 mil estudantes.

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul