Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

Do Bolicho ao Shopping Center

Onde se compra? Onde se vende? Os nomes variam ao longo dos anos, e cada palavra empregada possui seu significado particular, seu colorido, sua objetividade. Desde bolicho, que era ao mesmo tempo bar, venda e tenda, local onde não só o comércio era realizado, mas verdadeiro centro de encontros, conversas, apostas e desavenças, até as lojas constituírem-se legalmente. Mas estas podem ser bazar, armazém, secos e molhados, empório, magazines, etc. A venda de verduras, peixes e bens perecíveis geralmente ocorre em feiras; em um local permanente, estas podem vir a constituir um mercado. O Mercado Público de Porto Alegre foi inaugurado oito anos antes da constituição da Junta Comercial, em 1869, e começou suas atividades no ano seguinte. Inicialmente o comércio era, na maior parte das vezes, localizado na própria casa do dono. Aos fundos do bolicho morava o proprietário com a família, cujos membros revezavam-se no atendimento aos fregueses. Nas cidades, eles eram confundidos com os armazéns de esquina. Ao crescer o negócio, os comerciantes mais bem sucedidos começam a construir casas de dois pisos, servindo o térreo para loja, e o andar de cima para moradia. Não existe, ainda, uma nítida diferença entre bairros residenciais e comerciais, como vai ocorrer no século 20, e que consagrará a separação entre o estabelecimento comercial e a residência.
Esta separação passa a exigir uma rede urbana de transportes permanente e ágil não só para permitir o acesso da população às compras, como também para permitir ao trabalhador deslocar-se para seu local de trabalho. Em 1872 foi fundada em Porto Alegre a Companhia Carris de Ferro Porto-Alegrense. A capital possuía menos de 50 mil habitantes e a primeira linha ligava o centro da cidade à capela do Menino Deus. O crescimento da urbanização, do consumo e das oportunidades de compra e venda ensejou vários fenômenos novos. As feiras e o mercado antecipavam a tendência de os vendedores aproximarem-se uns dos outros. O Mercado Público atrai estabelecimentos comerciais para o centro, enquanto que nos bairros permanecem os armazéns e chegam a surgir ruas comerciais. As firmas maiores passam a constituir departamentos especializados dentro de um mesmo estabelecimento comercial, nem sempre apostando na especialização.
Por outro lado, lojistas de ramos diferentes reúnem-se em um mesmo local, em espécies de condomínios, como em galerias, entre elas a Galeria Chaves, de Porto Alegre. Estas atraem clientes interessados nos mais diferentes artigos e em serviços especializados. Geralmente, permitindo a passagem entre duas ruas, as galerias, através de seus corredores centrais, consagram a ideia de atrair o maior número de pessoas para um mesmo local; suas vitrinas servem de propaganda e seu nome associa-se ao consumo de gabarito. Por isso, as galerias antecedem os Centros Comerciais e os Shoppings Centers. Estes, entretanto, trazem consigo uma exigência da sociedade do automóvel: o estacionamento.
O primeiro centro comercial da cidade de Porto Alegre, o João Pessoa, localizou-se ainda em região Central e foi inaugurado em 1970, com 40 vagas para estacionamento cobertas. Além de lojas, possui supermercado, lanchonetes, restaurantes e cinemas. Já o primeiro shopping, o Iguatemi, localizou-se em bairro mais distante – confirmando a influência do trânsito na localização – e foi inaugurado em 1983. Na década seguinte existiam mais 5 na capital e 3 no interior do Estado.
Mas a história do comércio pode ser reconstituída não apenas através das mudanças por que passaram os estabelecimentos comerciais ao longo do tempo, mas também pela propaganda e pelos artigos postos à venda. Quanto a estes, a Junta Comercial possui documentos imprescindíveis. Logo na primeira década, após a sua criação, os artigos mais citados eram a banha, a cerveja, os tecidos e os remédios. Estes incluíam principalmente os voltados a combater tosse, picaduras de aranha e de cobra, problemas estomacais, purgativos e femininos.
Estes possuíam suas marcas registradas e, não raro, identificavam em rótulos a própria pessoa que os produzia. A barreira de transporte favorecia a existência de uma indústria de bebidas bastante diversificada, destacadamente as cervejas, licores e refrescos não alcoólicos. Entretanto, a indústria do gênero alimentício continuava sendo a principal do Estado, a que mais contribuía em valor agregado e em mão de obra empregada. “Celeiro do Brasil”, o Rio Grande do Sul destacava-se no beneficiamento das matérias primas de origem animal, como é o caso da banha de porco e da manteiga.
Também o comércio de derivados de produtos agrícolas, como o trigo (farinhas e biscoitos, por exemplo) e conservas variadas, era bastante desenvolvido e, muitas vezes, de produção local, inclusive com exportação para outros estados do país. Com isso, não só se aproveitava a matéria prima local, mas também a proximidade com a Argentina, de onde, muitas vezes, a farinha de trigo era importada.
Na Junta Comercial os primeiros registros de jornais começam a aparecer ao final do século 19. Alguns destinam-se a colônias, como o L`Italiano, de 1895 e o Deutche Post, destinado à colônia alemã, de 1912. Em 1909, o Jornal do Comércio é registrado.
No final do século passado, destacam-se também registros vinculados ao saneamento básico e ao embelezamento das ruas, fruto da crescente urbanização. Desde 1898 aparecem marcas de ladrilho para calçamentos, vidros, tintas, cimento importado, cal virgem, telhas de zinco – mostrando nova etapa na área da construção civil, já que, até então, as construções tinham por base uma mistura de barro com conchas de mar moídas e óleo de baleia.
Cabe mencionar, dentre certos produtos interessantes, em 1891, os registros de uma marca de sabão dentifrício e da Água Gasosa Valery. Em 1896, fósforos; em 1900, tempero pronto; em 1901, pêssego em calda e “brinquedos pedagógicos”; em 1904, debulhadores de milho. Já em 1912 aparecem registros de lâmpadas elétricas, mudando a iluminação pública e das residências, e inaugurando novos hábitos e estilos de vida. Já eram idos os tempos do século 19, quando empresas charqueadoras, a maior parte de Pelotas, usavam escravos como parte de seu capital. Por exemplo, a empresa Azambuja & Cia, que em 1878 consta de seu processo de constituição que o escravo Luís valia 1 conto e 200 mil réis. No caso de dissolução, o sócio que entrou com o escravo o teria de volta pelo mesmo valor – desde que não houvesse danos físicos. No caso de torná-lo escravo particular, o mesmo valor deveria ser transferido à sociedade. Todos os detalhes foram pensados, como num contrato que se preza: na partilha, o valor do escravo deveria ser deduzido, em gado, do sócio que com ele ficasse. Mas nem tudo desapareceu: as lojas de preço único, como as atuais “1,99”, encontram similar em 1906 com o registro do “Bazar Original Preço Único”: tudo por 2 mil réis.
Vale mencionar, ainda, o ano do registro de algumas empresas comerciais que se tornaram tradicionais, incorporando-se à história do Estado.
• 1888 –Companhia de Carruagens Porto-Alegretense – Carris
• 1897 – Companhia Moinhos Rio-Grandense registra a marca de farinhas Especial Primor • 1897 - Blomberg & Cia registra a cevada que importava
• 1901 - Mercúrio registra tintas de escrever. • 1901 – Fábrica de Papéis Pedra Branca
• 1902 – Laboratório do Dr, Van Der Laan & Cia • 1903 – Oderich registra sua refinação de banha
• 1904 – Arrozina, farinha para lactentes
• 1908 – Steigleder
• 1913 – Bergamaschi, secos e molhados
• 1913 – Wallig, cofres e fogões
• 1915 – A.J. Renner, fábrica de tecidos
• 1916 – Casa Masson
• 1917 – Olina, digestivo
• 1918 – Confeitaria Pão de Açucar
• 1919 – Cia. De Fumos Santa Cruz
• 1919 – Eberle, metais
• 1920 – Fundição Berta
• 1921 – Empresa de Mudanças Camiza
• 1922 – Adubos Trevo
• 1922 – Gerdau, móveis
• 1922 – Ernesto Neugebauer, produtos farmacêuticos
• 1923 – Cine Teatro Carlos Gomes
• 1923 – Casa Pimenta Finalmente cabe mencionar que a Junta Comercial registra também parte da história bancária do Rio Grande do Sul, pois em seus arquivos estão registradas aberturas de casas bancárias, fusões, incorporações e dissoluções. Registram-se não só as agências de Porto Alegre, mas do interior, de bancos locais e de outros estados, principalmente de São Paulo, Rio de Janeiro, mas também de Minas Gerais, Paraná e Bahia. E também bancos estrangeiros, como o Bank of London e o Banco Português do Brasil S.A.

Textos de Gentil Corazza e Pedro Cezar Dutra Fonseca.

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul