Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Início do conteúdo

Direção da JucisRS reúne-se com secretário-adjunto da Sdect para fortalecer o vínculo

Publicação:

Secretário V
Paulo Kopschina recebe secretário-adjunto da Sdect, Evandro Fontana
Por Denise Rodrigues

A direção da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul – JucisRS, recebeu no final da tarde de ontem (18/5), na sede da Autarquia, o secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia – Sdect –, Evandro Fontana, que assumiu recentemente o cargo no governo de José Ivo Sartori. A pauta incluiu o fortalecimento das relações e aproximação entre a Autarquia e a Sdect.


O presidente da JucisRS, Paulo Roberto Kopschina, fez um breve relato dos projetos e atividades prestadas pelo órgão de registro. Segundo ele, a meta da Junta é que o Sistema de Registro Mercantil (SRM), que substituirá o Siarco, usado atualmente, esteja totalmente em funcionamento já no mês de junho. A nova ferramenta vai agilizar o registro digital, a tramitação, digitalização e o arquivamento de documentos de forma 100% virtual. Kopschina também aproveitou a oportunidade para informar ao secretário-adjunto da Sdect, Evandro Fontana, de que a partir de julho, a Junta passa a ter autonomia financeira ao administrar e contabilizar sua própria receita.

Kopschina também apresentou ao secretário, os projetos que estão sendo desenvolvidos pela JucisRS conforme o Acordo de Resultados, assinado por todas as secretarias e vinculadas, que consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo estadual. Essa rede de governança prioriza as demandas da sociedade com o objetivo de construir um governo mais eficiente na aplicação de recursos, mais ágil e menos burocrático, que, de forma transparente, dialogue com a população e entregue serviços de qualidade. O sistema de Via Única, RedeSimples e pesquisa de Satisfação dos Clientes foram alguns dos pontos abordados pelo gestor da Autarquia.

O secretário-adjunto da Sdect, Evandro Fontana, disse que uma de suas funções no Governo, além de substituir o titular da Pasta, Márcio Biolchi, quando for necessário, é trabalhar para integração da Sdect com outras Secretarias e Vinculadas, principalmente na área de Planejamento e Comunicação. “Queremos estreitar relações”, afirmou Fontana, elogiando o trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual gestão da JucisRS. Disse ainda que o RS tem grande potencial econômico e um dos principais objetivos da Sdect é atrair mais investimentos para o nosso Estado, lembrando que o fomento nas indústrias e Polos Tecnológicos são prioridades em conformidade com o projeto do governo estadual. Fontana é jornalista, ex-diretor da Rádio Caxias, e tem experiência de 20 anos em gestão.

Participaram do encontro, o vice-presidente da JucisRS, Itacir Amauri Flores e o secretário-geral, Cleverton Signor, além da assessora Técnica da Sdect, Maria Paula Berlotti, que esteve acompanhando Fontana durante a reunião.

Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul